Santa Teresinha entre nós
Santa Teresinha esteve em nosso meio! Em fevereiro deste ano de 2024, se deu início a peregrinação da urna relicária de santa Teresinha do Menino Jesus. Uma peregrinação que está acontecendo por iniciativa do Carmelo Descalço, pela ocasião da preparação do jubileu de cem anos de sua canonização, no ano de 2025.
De 16 a 18 de maio, a Província Carmelitana Pernambucana teve a graça de acolher as relíquias da santinha mais querida do Carmelo em nossa sede provincial, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no centro de Recife.
As relíquias tinham estado na basílica pela última vez em 15 de maio de 1998, ocasião em que Dom José Cardoso, arcebispo de então e grande devoto de Santa Teresinha, emitiu uma carta circular convidando toda a arquidiocese para veneração das relíquias em uma missa campal que levou centenas de pessoas ao pátio do Carmo.
Grande multidão não foi diferente nos últimos dias vividos, mostrando que a devoção à santa Teresinha tem somente crescido e se preservado no coração dos católicos, que veem em seu simples testemunho uma inspiração para trilharem esta pequena via de santidade.
Com uma programação toda especial, que incluiu muitas missas, palestras, bênçãos de rosas e uma vigília, nossa basílica acolheu centenas de pessoas, que se espremiam no interior da igreja para sentirem Santa Teresinha mais de perto, tocarem sua urna e fazerem suas orações de súplica e de agradecimento. Muitos testemunhos de devoção foram registrados, incluindo pessoas de cidades distantes que viajaram horas para este encontro.
Lembramos que as relíquias já estiveram em nosso território provincial no dia 30 de abril, na cidade do Icó-CE, incluindo uma passagem rápida pelo Carmelo de Cajazeiras, na casa Geral da congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas; também no último dia 10, quando a urna visitou a Igreja do Carmo e a Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira do Carmo da cidade de Goiana-PE. Aguardamos ainda com alegria a passagem de Santa Teresinha pelo estado de Sergipe, em que se espera sua visita nas nossas paróquias em Aracaju (bairro Suíça) e na cidade de Carmópolis.
No mais, só temos que render graças a Deus por tantas graças derramadas pelo Brasil inteiro pela intercessão de Santa Teresinha. Agradecemos a Ordem dos Carmelitas Descalços pela comunhão e abertura de coração que fez com que as relíquias chegassem a muito mais lugares do que se tinha programado, mostrando que Deus tem sempre planos a mais do que o homem pode imaginar.
Por providência, coincidência ou outra coisa que se queira chamar, dentro da urna, uma das partes do corpo que está em peregrinação são os ossos do pé de santa Teresinha. Que bonita lição podemos tirar deste símbolo da Santa que foi proclamada padroeira das missões sem nunca ter saído de seu mosteiro. Assim, vemos que o “pés a caminho” de Santa Teresinha foi totalmente espiritual. Vemos diante de nós se concretizar a vontade que ela tivera de percorrer o mundo anunciando a glória de Cristo. Se não aconteceu em vida, acontece neste momento, através de sua peregrinação.
Teresinha é esta pequena grande santa, que onde chega arrasta multidões de todas as idades. Que seu testemunho seja para nós combustível de fé, no percurso desta via até Cristo!
Frei Harisson Antas, O.Carm