Mensagem do Prior Geral
Queridas irmãs e irmãos da família carmelita em todo o mundo:
A celebração da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo deste ano coincide com o Ano da Oração, anunciado pelo Papa Francisco como um tempo de preparação para a celebração do Jubileu de 2025. O desejo do Santo Padre é que haja uma “sinfonia de oração” em todo o mundo. Seu ensinamento sobre a oração é um convite à família carmelitana a desempenhar sua missão de fraternidade orante que ajudar os outros a rezar.
Nossa rica tradição de oração tem sido uma inspiração para muitas, gerações desde o início. Nunca essa tradição foi tão necessária para o mundo como hoje, para poder encorajar e acompanhar todas as pessoas que já têm uma vida de oração e para abrir novas portas para as pessoas que ainda não conhecem o significado da oração cristã. Nossa oração dá dignidade à nossa vida porque afirma que somos filhos de Deus, em comunicação com Deus. Nossa oração também é força de esperança, pelo modo como depositamos nossa confiança em Deus e na Santíssima Virgem Maria.
O Carmelo representa um lugar de dignidade humana, onde Deus reuniu as pessoas em seu nome e Jesus está no meio delas. Maria é a Senhora desse lugar, mostrando-nos como é a dignidade da pessoa humana; e as pessoas que moram nesse lugar são pessoas que oram, sabendo que em suas vidas Jesus Cristo é a sua motivação mais profunda e que não há desejo maior do que viver em fidelidade a ele.
Em um dia que nos une a todos em alegria e ação de graças, eu me uno aos carmelitas de todo o mundo, orando para que o nome de Deus seja considerado uma bênção, para que a vontade de Deus seja feita, para que o Reino de Deus venha, para que o pão nosso de cada dia leve à paz diária e para que encontremos o caminho do perdão e da reconciliação para nós mesmos e para nossas irmãs e irmãos em um mundo tão terrivelmente afligido pela própria falta de fé, esperança e caridade.
Que as celebrações da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo lhes tragam a abundância da graça de Deus e uma resposta à sua fervorosa oração.
Muito obrigado.
Fr. Míċeál O’Neill, O. Carm
Prior Geral da Ordem dos Carmelitas