Abertura do noviciado interprovincial carmelitano
Chegou o dia tão esperado para os jovens que, há um um ou dois anos (o que corresponde à fase do postulantado ou pré-noviciado) deram os primeiros passos no Carmelo, pedindo para conhecer e experimentar o estilo de vida carmelitana: o dia de abertura do noviciado, 18 de janeiro de 2025.
A Ratio Carmelitana explica a finalidade do noviciado: “A finalidade do noviciado é a iniciação gradual do candidato à vida no Espírito segundo o carisma do Carmelo, em ordem a um primeiro compromisso com a profissão temporal. Com o noviciado começa a vida religiosa na Ordem Carmelita.” (Ratio , 90)
É no Convento de Graciosa/PR, que pertence ao Comissariado do Paraná, onde acontece o noviciado interprovincial, com a duração de um ano, tendo como mestre o frei Edmilson, O.Carm. Esta casa carmelitana acolhe os noviços das três circunscrições carmelitanas do Brasil (o Comissariado Geral do Paraná, a Província Carmelitana Pernambucana e a Província Fluminense) e a Delegação da Colômbia.
Ao todo são onze noviços, que já são chamados de frades: Frei Germán Luiz, Frei Andres Felipe, Frei Sivaldo Andrade, Frei Vandson Silva, Frei Carlos Eduardo, Frei João Marcos, Frei Breno Fonseca, Frei José Henrique, Frei José Carlos, Frei Arthur Paiva, Frei Mateus Bezerra.