Beata Arcângela Girlani, virgem

29 de janeiro, memória facultativa1

A Beata Arcangela Girlani nasceu em 1460 em Trino, Monte Ferrato, no norte da Itália, em uma família nobre. Seu nome de batismo era Eleonora Girlani. Ela foi educada desde cedo pelos beneditinos, tanto que tentou se tornar uma freira beneditina, mas, a caminho do convento, seu cavalo se recusou a levá-la até lá. Ela interpretou isso como um sinal e, junto com suas duas irmãs, Maria e Francisca (Escolástica), tomou o hábito carmelita no mosteiro de Parma em 1477, aos 17 anos de idade, onde recebeu o nome de Arcângela. Em seguida, tornou-se prioresa do mosteiro de Parma e, mais tarde, prioresa da nova fundação em Mântua, de 1492 até sua morte. Ela se distinguiu por ter dons como êxtase, levitação e milagres. Ela era frequentemente arrebatada em êxtase enquanto meditava sobre os mistérios da fé.

Em um manuscrito antigo, encontramos escrito que a Bem-aventurada Arcângela viveu sua vida religiosa tão intensamente que, assim como o mosteiro foi chamado de “Santa Maria in Paradiso”, ela e as outras freiras, embora ainda estivessem aqui na terra, viviam como se já estivessem absorvidas no céu.


Ela morreu em Mântua em 20 de março de 1516. Seu corpo, incorrupto, está preservado na igreja da catedral daquela cidade. O culto à Beata foi confirmado por Leão XIII em 17 de dezembro de 1885. Sua memória é celebrada em 17 de abril.

Ela adoeceu mortalmente no terceiro ano de seu priorado em Mântua. Fortalecida pelos sacramentos e com os olhos fixos em uma imagem de Cristo crucificado, ela repetiu as palavras que frequentemente pronunciava, “Jesus, meu amor”, e entregou sua alma pacificamente em 25 de janeiro de 1495. As honras religiosas que haviam sido dadas publicamente a ela foram examinadas pela Sagrada Congregação dos Ritos e aprovadas pelo Papa Pio IX, que concedeu que um ofício fosse recitado em sua homenagem.

Senhor Deus, que fizestes da Beata Arcângela, Virgem, uma enamorada do mistério da vossa eterna Trindade, concedei-nos, por sua intercessão, que saboreemos antecipadamente nesta vida o gozo da vossa glória, e que mereçamos ver-vos depois no céu. Por N.S.J.C.

  1. Fonte: https://www.ocarm.org/it/item/109-bl-archangela-girlani-virgin ↩︎
"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima