Beata Francisca d’Ambósia

05 de novembro, memória facultativa

Nomeada prioresa pela comunidade, teve que se dirigir mais tarde com o mesmo título a um novo convento, fundado também por ela perto de Nantes. No exercício deste cargo alimentava o espírito de suas religiosas com sábias “Exortações”, que foram publicadas mais tarde. Ela era exemplar em todas as virtudes, destacando-se por seu espírito de oração e penitência. Insistiu sempre na prática do silêncio, a obediência e a pobreza. Introduziu a comunhão frequente e uma estrita clausura. Foram suas últimas palavras: “Adeus, filhas minhas! Vou a provar que é amar a Deus sobre todas as coisas”. 

Bem pode ser chamada como a “Mãe” das carmelitas, já que é a primeira santa desde que o Carmelo feminino teve existência canônica. Em 4 de novembro de 1485 expirou santamente. Seu culto foi reconhecido pelo papa Pio IX em 16 de Julho de 1867.

Oração: Deus, nosso Pai, que chamastes a Beata Francisca a procurar o vosso Reino neste mundo através do serviço a vós e a Maria, nossa Mãe Santíssima, concedei-nos que, fortalecidos pela sua intercessão, avancemos com espírito alegre pelo caminho do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima