Santo André Corsini, bispo

09 de janeiro, festa1

Ele nasceu em Florença no início do século XIV. Abraçou a vida religiosa no convento de sua cidade natal. Foi eleito provincial da Toscana em 1348 pelo Capítulo Geral celebrado em Metz e, no ano seguinte, foi nomeado bispo de Fiesole. Governou sua diocese com admiráveis exemplos de caridade e eloquência de discurso.

Distinguiu-se pelo zelo apostólico, pela prudência e pelo amor aos pobres. Ele mesmo distribuía pão aos necessitados com suas próprias mãos. Ele atraiu a estima e a simpatia de todos. Muitos, ricos e menos ricos, vinham até ele para encontrar paz após anos de conflitos e ódio que destruíram famílias e cidades. Ele morreu em 6 de janeiro de 1374. Foi canonizado em 29 de abril de 1629.

Oração: Senhor, dissestes que seriam chamados filhos de Deus todos os que trabalham pela paz, concedei-nos, por intercessão de Santo André, admirável promotor da paz, a graça de trabalharmos, sem desfalecer, pela instauração daquela justiça que garante aos homens uma paz firme e verdadeira. Por N.S.J.C.

  1. https://www.ocarm.org/it/item/108-sant-andrea-corsini-vescovo ↩︎
"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima