HISTÓRIA DE UM ÍCONE DE SÃO TITO BRANDSMA

Um ícone escrito para o recém-concluído centenário da Província da Indonésia tem uma história e uma autora interessantes. O ícone encontrará um lugar permanente na casa provincial da Província da Indonésia. De acordo coma sua criadora, espera-se que ele se torne um instrumento de oração e um sinal de coragem, uma luz de Deus para as pessoas.

Ela nasceu em uma família cristã, embora sua mãe, nascida em Bali, fosse budista. Seus pais a matricularam em uma escola secundária católica sob os cuidados das Irmãs do Perpétuo Socorro. Uma das freiras, a irmã Flora, cuidou dela quando estava doente e se tornou sua professora particular de matemática, religião e catecismo. Dois anos depois, a Irmã Flora a convidou para se tornar católica e lhe deu o nome de batismo de Cecília. No entanto, quando ela estava preenchendo o formulário para o batismo, Ir. Flora recebeu em oração a mensagem de que seu nome deveria ser Marina Carmel.  Sobre este fato diz Maria Carmel: “Assim, Nossa Senhora do Carmo tornou-se minha padroeira. Esse foi meu primeiro contato com as carmelitas”.

Depois de sofrer um acidente em suas mãos, Marina Carmel teve a oportunidade de aprender com freiras e padres ortodoxos a escrever ícones. “Eles me incentivaram, melhorando minha capacidade de usar as mãos machucadas. Também pedi a Deus a cura de minha alma. Poucos meses depois, alguns padres pegaram meu ícone emprestado para uma oração comunitária. Eles viram o trabalho e a compaixão de Deus por meio dos ícones. Viram as lágrimas e a paz das pessoas que vinham orar”.

“Fui aconselhada a ouvir a voz de Deus para ver se eu deveria ser pintora de ícones ou não. Depois de muitos anos de minha relutância e discernimento, recebi convites para escrever ícones sobre Nossa Senhora do Monte Carmelo, vindos dos Carmelitas Descalços de Taiwan, dos Carmelitas de Hong Kong e da Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo em Hong Kong.”

O que esses ícones representam para sua autora? “Funciona como uma conexão entre mim e os demais na terna mão de Deus. É uma forma de comunhão com nosso Pai no céu, é um modo de mostrar Sua presença constante entre nós. Sou muito grata por ser um de seus pequenos intrumentos como iconógrafa a serviço de igrejas católicas, ortodoxas e cristãs, comunidades religiosas e mosteiros, tanto no exterior quanto em Hong Kong.”

“Os santos carmelitas sobre os quais fui convidada a escrever são a Senhora do Monte Carmelo, São José, o Profeta Elias e São Tito Brandsma. Escrevo todos os ícones como resultado de um convite, não por causa de meus próprios desejos.

O ícone de Tito é impressionante. Ele foi escrito para um propósito específico. “Há um ícone de Elias criado com material de ícone que foi doado por uma pessoa ortodoxa em agradecimento às orações e à bondade dos carmelitas. Entretanto, esse ícone foi enviado para a nova casa de retiros em Sumatra no ano passado com o Pe. Heru Purwanto, O. Carm. Assim, um ícone patrocinado pelos católicos me permitiu que eu escrevesse outro ícone para a evangelização carmelita. O padre Albertus Herwanta, O. Carm. sugeriu que eu escrevesse um ícone de São Tito Brandsma, recentemente canonizado. Então comecei a estudar a vida de São Tito Brandsma. Recebi orientação do Pe. Benny Phang, O. Carm., de outros carmelitas em Roma e dos irmãos no Monte Athos. O Pe. Phang resumiu o conselho desses carmelitas e pediu-me que incluísse no ícone alguns sinais que representassem a virtude do santo.

Os Carmelitas me deram a história de São Tito e citações do santo para ler em minha preparação espiritual. Fiz um retiro de uma semana e tentei refletir sobre meu relacionamento com Deus por meio do poema que São Tito escreveu sobre a Eucaristia. Como a Eucaristia frequentemente o confortava em seu sofrimento, Tito ficou perto de Jesus na cruz. Ele realmente experimentou a solidão do Senhor e se consagrou à Eucaristia por meio de sacrifícios e da proximidade com a fraqueza.”

“Como posso estar ao lado dos fracos por meio da escrita de ícones em oração, da dor da doença e da graça que Deus me deu em Seu plano? Como conheci Seu plano e a visão de Deus? Com São Tito, aprendi que devo estar presente diante do Senhor. Com o profeta Elias, aprendi a ter a coragem de caminhar com Jesus na fraqueza. Essas perguntas vieram à minha mente quando eu estava escrevendo o ícone. Sinto o peso do meu coração e do meu pincel. Imploro a misericórdia de Deus para minha fraqueza no serviço, especialmente em minha música de harpa sagrada. Com o ícone para a enfermidade, continuei a orar invocando o nome de Jesus, um tipo de oração aspirativa na espiritualidade carmelitana e na fé cristã primitiva, esperando que o Senhor aceitasse minha compaixão e permitisse que eu fosse sua pequena ferramenta para terminar o ícone à sua maneira. Glória ao Senhor”.

De acordo com a teologia dos ícones tradicionais, há significados especiais no ícone de São Tito Brandsma. Essas cores foram feitas com vidro raro e pedra metálica em oração. O painel do ícone, feito de madeira especial, foi feito por um carpinteiro que rezava. Essas cores foram misturadas com ovo, vinagre e água em oração. Como iconógrafos, não podemos fazer nenhuma alteração ou dar nosso toque criativo ao ícone. Todas as cores dos ícones tradicionais foram escritas de cores escuras a cores brilhantes. Como significa “Senhor, salva-nos do pecado”, isso me fez lembrar as palavras de São João da Cruz: “Mesmo na escuridão, há luz”.

A cor de fundo azul-escuro é um sinal de um mártir com pureza de alma. O formato do nariz é reto, o que significa que o sopro do Espírito Santo está presente na vida do santo. A cabeça do santo, proeminente e ligeiramente desproporcional, significa que o santo é cheio de sabedoria no Senhor. São Tito segura uma caneta e papel porque é um repórter e escreveu para fazer justiça.

Há também uma citação do santo escrita em um rolo de papel: “Aquele que quiser ganhar o mundo para Cristo deve ter a coragem de entrar em conflito com ele”. Isso nos lembra que devemos ser corajosos ao seguir Jesus Cristo. O efeito espelhado da auréola foi feito com ouro verdadeiro. O ouro significa a verdadeira luz de Deus. Ele age como o espelho do coração que reflete nosso protótipo da imagem de Deus. Como São Tito Brandsma conseguiu refletir a verdadeira luz de Deus em sua vida, na escuridão? Como ele pode garantir que está presente diante de nosso Senhor Jesus Cristo? Quão enorme é sua coragem de provar a solidão na cruz de Jesus Cristo?”.

Fonte: https://ocarm.org/it/item/6343-story-behind-the-icon-for-the-100th-anniversary-of-the-indonesian-province

"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima