Reunião dos Assistentes Eclesiásticos da ACN em Roma
Anualmente os 24 Assistentes Eclesiásticos da Fundação Pontifícia ACN – Ajuda à Igreja que Sofre, reúnem-se por uma semana, em sua Sede Internacional (Königstein/Alemanha) com as presenças do Cardeal responsável, S. Eminência Card. Piacenza, do Assistente Eclesiástico Internacional (P. Anton, passionista, na atual função), com os Diretores nacionais das diversas Seções/Escritórios no mundo e todo o staff internacional dos 14 departamentos administrativos e alguns convidados temáticos que aprofundam o carisma (boa informação, oração e ajuda material aos cristãos perseguidos e necessitados) e a missão com a Igreja perseguida e necessitada no mundo inteiro.
Neste ano, deu-se a reunião (17-21/09/24) numa outra dinâmica: proporcionar aos Assistentes Eclesiásticos conhecer as estruturas eclesiásticas correlatas ao nosso papel desenvolvido na Igreja. Desse modo, deu-se uma peregrinação nas 4 Basílicas maiores marcada por fortes momentos de oração: na Basílica de S. Pedro (com particularidade para a celebração no Túmulo de S. Pedro); na Basílica S. Paulo fora dos muros (com especial atenção à figura emblemática de S. Paulo, de perseguidor a perseguido e martirizado); na Basílica de Sta. Maria Maior, expressão do rosto mariano da Igreja (a Belém do Ocidente) e a Basílica de Latrão, a sede do Bispo de Roma, que preside na caridade a comunhão das Igrejas Particulares como Vigário de Cristo.
Tivemos a oportunidade, dessa vez, de conhecer os Dicastérios do Clero (que outorga nossa missão como assistentes eclesiásticos da ACN), Dicastério da Nova Evangelização (antiga Propaganda Fidei), que se ocupa ocupa dos Territórios de missão e estruturação das novas Igrejas) e o Discastério da Unidade dos Cristãos e do Diálogo com as outras religiões.
Tivemos ainda um encontro com a Comissão da tutela dos menores e vulneráveis. Tivemos a grata oportunidade de rezar na Basílica menor de S. Bartolomeu, lugar que hospeda o museu dos novos mártires; Basílica S. Paulo da Cruz, fundador dos Passionistas (um momento marcante foi o ato devocional de subir de joelhos, os que puderam, a Escada Santa), bem como visitar o Escritório da ACN/Roma e conhecer as instalações onde o fundador da Fundação trabalhou e atuou quando visitava a Cidade Eterna.
É verdade que o grande objetivo foi sempre nossa fraternidade e convivência e os fortes momentos de orações e convivência nesta missão com nossos colaboradores, benfeitores e voluntários nos diferentes contextos onde estão presentes os nossos escritórios. A audiência com o Santo Padre, o Papa Francisco, marcou o meio de nossa programação e foi uma feliz oportunidade de sermos confirmados por aquele que muito nos inspira para viver nossa missão, que está bem expressa em nosso nome. Nosso nome é nossa Missão: ajudar a Igreja que sofre por ser perseguida e/ou que vive em situações de extremas necessidades.
Fr. Rogério Severino de Lima, O. Carm.1
Assistente da ACN/Brasil.
- Frei Rogério é membro da Província Carmelitana Pernambucana ↩︎