Partilha Vocacional

Na comemoração do Ano Vocacional Carmelitano, apresentamos algumas histórias vocacionais de frades e leigos carmelitas que fizeram ou fazem do Carmelo um lugar, um caminho e uma missão. A quarta partilha que trazemos é a da Irmã Maria Isabel de Jesus Crucificado, O. Carm, noviça carmelita do Carmelo São José de Triunfo/PE.

Sou Irmã Maria Isabel de Jesus Crucificado, O. Carm., natural de Jucati-PE, noviça carmelita do Mosteiro São José, Triunfo-PE.

Meu chamado surgiu cedo, quando eu tinha uns 13 anos. O ideal da vida religiosa me encantava, inquietava, despertava sonhos e alegrias. Eu sentia desde então o início de uma sede avassaladora de ser só de Deus, de viver uma experiência profunda com Ele.

Comecei então o meu discernimento… Fui acompanhada dois anos pela Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Glória, e a vontade de ser religiosa foi crescendo e amadurecendo dentro de mim. Então entrei no convento para a experiência aos 16 anos enquanto terminava o ensino médio.

Eu me sentia bem, desempenhava bem a missão. Mas, durante o postulantado, senti inquietações ainda mais intensas, um confronto entre o carisma da vida apostólica e o meu próprio chamado pessoal. Vi que ainda não estava realizada, vivendo plenamente a minha vocação e comecei a perceber dentro de mim uma identificação com a vida contemplativa.
Eu não conhecia nenhum mosteiro, mas o Carmelo já me fascinava, embora só conhecesse um pouco dos santos, principalmente Santa Teresinha.

Esse foi um discernimento bem difícil, sofrido. Humanamente eu não tinha nenhuma segurança, achava que não dava conta de ser uma monja, que era uma loucura da minha cabeça! Mas me deixei guiar pelo que me trazia mais paz, por aquilo que falava mais sobre mim mesma e sobre o que eu almejava viver concretamente, porque no fundo no fundo, para além das inseguranças e medos eu tinha a decisão! Mesmo assim foi um salto no abismo… Então saí da Congregação para conhecer o Carmelo e Deus foi confirmando minha vocação de monja carmelita. Conheci o Mosteiro São José e fui acolhida para a experiência. Minha entrada foi em primeiro de Maio de 2021, aos 19 anos.

Eu finalmente encontrei o meu lugar na Igreja, mais ainda: encontrei o meu lugar dentro de mim mesma, o meu lugar em Deus.
Nossa vida é muito simples, é muito real, cheia de desafios e dificuldades, mas a cada dia meu coração se expande, me sinto inteira. Sou extremamente feliz!

"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima