Partilha Vocacional, Frei Fernando Paulino, O.C

Na sequência de partilhas vocacionais, trazemos a do frei Fernando Paulino, um dos nossos frades da Delegação de Moçambique.

Meu Nome é Frei Fernando Paulino Suntisa. Sou natural da cidade de Nampula Moçambique. A minha vocação começou na cidade de Nampula. Lá eu pertencia ao grupo dos adolescentes da Paróquia. Depois, quando meus pais mudaram para viver na Província da Zambézia, Distrito de Alto Molócue, a vocação aumentou. Eu pertencia ao grupo dos jovens do centro juvenil Pe. Dehon; também fui acólito da paróquia de Alto Molócue na Pista Velha.


Lá nos padres Dehonianos tinha alguns irmãos e eu gostava muito dos trabalhos deles, como também dos trabalho dos padres. Quando terminei a 12a. classe (segundo grau), eu era acompanhado pelos padres Dehonianos.

Fiz um curso de secretariado por um ano e seis meses, mas ainda a vocação continuava em mim. Depois de terminar o curso voltei para Alto Molócue, e os padres continuaram a dar-me acompanhamento.

Em 2016 veio uma irmã carmelita para ter encontro com os vocacionados e eu participei do encontro. Depois, em 2017, conheci os frades carmelitas: Frei sócio e Frei Raimundo, que vieram a minha cidade conversar comigo. Em 2018 entrei ao postulantado no mês de abril, e em 2021 fui ao noviciado no Zimbabué, onde fiz a profissão no Carmelo. Foi uma boa experiência.

Ser carmelita é estar em união com Deus, é viver intimamente com Deus, estar ligado com Deus.

"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima