Entrega da Paróquia do SS. Coração Eucarístico de Jesus após 30 anos de presença carmelitana
Depois de trinta anos assumindo a Paróquia do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus no Bairro do Espinheiro, Recife/PE, os Frades Carmelitas devolvem a sua cura aos padres diocesanos, a pedido do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, que a elevará a Concatedral de Olinda e Recife.

A entrega da Paróquia foi marcada por uma belíssima celebração eucarística realizada no dia 14/12, data em que a Família Carmelitana celebra a memória de São João da Cruz, padroeiro da Comunidade Conventual Carmelitana até então residente no Espinheiro.
A Santa Missa foi presidida pelo senhor arcebispo, Dom Paulo Jackson, e concelebrada por Dom Josivaldo José Bezerra, bispo auxiliar, Frei Luiz Nunes, O.Carm, Pároco, Frei Rosenildo Alexandre, vigário paroquial, Frei José Roberval, Prior Provincial dos Carmelitas, e outros sacerdotes.
A Missa, que já é em si ação de graças, foi um grande agradecimento pelos 30 anos da presença e atividade pastoral desenvolvida pelos Carmelitas (1995-2025) que por ali passaram e puderam colaborar com aquela porção da Igreja particular. Foram muitos, desde sacerdotes a estudantes carmelitas, nomes como: Frei Antônio Muniz e Frei João Costa, hoje bispos eméritos, frei Geraldo Araújo, Frei Dennys Nunes, Frei Joaquim Luz, Frei Paulo Sérgio, Frei Elton Rafael.
E para que a memória da passagem dos Carmelitas fosse conservada na história da Paróquia, os paroquianos mandaram confeccionar uma placa comemorativa, contendo o brasão do Carmelo e os nomes dos párocos e vigários carmelitas, e que foi fixada na parte interna da Igreja e descerrada pelo arcebispo.
Nas pessoas do então pároco e do vigário, Frei Luiz e Frei Rosenildo, a comunidade paroquial, embora já saudosa, agradeceu à Província Carmelitana Pernambucana e à Arquidiocese pela passagem dos frades Carmelitas nestas três décadas, reconhecendo o zelo, a dedicação e a espiritualidade própria do carisma carmelitano, com a qual cada carmelita é chamado a viver sua vocação.
O Pe Fábio Paz de Queiroz, padre diocesano, assumirá a Paróquia em fevereiro de 2026, e Dom Josivaldo passa a responder pela Paróquia até a posse do novo pároco.











