Beato Ângelo Agostinho Mazzinghi, sacerdote

17 de agosto, memória facultativa1

O Beato Ângelo Agostinho, mais conhecido na Itália com o nome de Beato Angelino, que era seu nome de batismo, nasceu em Florença ou perto dela em data desconhecida, mas certamente antes de 1386. Recebido na Ordem em 1413, após sua profissão, retirou-se para um mosteiro isolado para se preparar para o sacerdócio. Ordenado sacerdote, passou pelos vários ofícios da Ordem e sempre foi considerado um modelo das mais excelentes virtudes, próprias de um verdadeiro filho do Carmelo. Foi o primeiro filho da reforma de Santa Maria dos Campos. Ali, nos anos de 1419-30 e 1437, e depois em Florença, nos anos de 1435-37, exerceu o ofício de prior. Leitor de teologia, distinguiu-se na pregação da Palavra de Deus. Sua terna devoção à divina Eucaristia e à augusta Mãe, seu espírito de observância, penitência e humildade tocaram os corações com muita sensibilidade e reavivaram o zelo da disciplina em todos os conventos em que viveu.
Ele se destacou muito nos púlpitos da Itália, e uma pintura antiga o retrata com uma guirlanda de rosas e lírios saindo de sua boca e envolvendo o público.
Em sua morte, os anjos, com os quais ele tinha tanta semelhança em nome e ação, foram vistos aparecendo visivelmente para transportar sua alma sagrada para o céu.
Ele morreu em Florença em 16 de agosto de 1438; foi beatificado por Clemente XIII.
Ele descansa em Florença, na Igreja do Carmo.

Oração: Deus eterno e todo poderoso, que nos alegrais neste dia com a glorificação do Beato Ângelo Agostinho, concedei-nos, por vossa bondade, que conservemos sempre consolidemos, por obras, aquela fé profunda, que ele testemunhou com ardor infatigável.

  1. Fonte: https://www.santiebeati.it/dettaglio/90052 ↩︎
"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima