Beata Candelária de S. José

01 de fevereiro, memória facultativa1

Nascida em Altagracia de Orituco, em 11 de agosto de 1863, Susanna Paz-Castillo Ramírez, seu nome de batismo, aceitou com entusiasmo o chamado de Deus à santidade e, desde muito jovem, distinguiu-se pela prática da caridade viva e eficaz, com a qual assistiu, consolou e cuidou dos doentes e feridos deixados nas ruas de sua cidade natal pelos acontecimentos da guerra. Incentivada pelo padre Sixto Sosa, mais tarde bispo de Cumaná, dedicou-se ao serviço dos doentes no hospital “Sant’Antonio”, fundado em 1903 em Altagracia de Orituco.

Depois, junto com o Padre Sosa, fundou uma Congregação de mulheres dedicadas ao serviço dos pobres, que foi definitivamente estabelecida em 31 de dezembro de 1910 com o nome de “Congregação das Irmãzinhas dos Pobres de Altagracia de Orituco”. Mais tarde, a Congregação se afiliou à Ordem Carmelita, e elas foram chamadas de Carmelitas Terceiras Regulares. Hoje elas são conhecidas como Irmãs Carmelitas Venezuelanas ou Carmelitas da Madre Candelária.

Com grande empenho e entusiasmo, apesar das dificuldades financeiras da Congregação e da escassez geral de recursos, a Madre Candelária realizou um extenso trabalho de assistência aos feridos das guerras e aos doentes mais pobres, demonstrando grande confiança na Divina Providência e intenso amor pelos mais necessitados. O fruto de seus esforços foi o estabelecimento de vários hospitais nas planícies e no leste do país, quando a assistência médica do Estado era muito precária.

Por seu ardente amor a Deus, sua generosa dedicação e abnegação aos pobres, sob a direção dos Bispos e em companhia das religiosas de sua Congregação, a nova beata venezuelana é hoje um exemplo de virtudes, entre as quais se destacam sua viva e intensa fé em Jesus Cristo, nosso único Salvador, sua unidade e amor à Igreja – e em particular aos Bispos da Venezuela – e sua viva caridade para com os pobres.

A beatificação da Madre Candelária de São José ocorreu em 27 de abril de 2008 em Caracas, Venezuela.

Oração: Ó Deus, de quem procedem todos os bens, atendei nossas humildes súplicas pela intercessão da Beata Candelária de São José, e que, seguindo seu exemplo de atenção aos enfermos e mais necessitados, desejemos as boas coisas que Vós nos inspirais. Por N.S.J.C.

  1. Fonte: https://www.ocarm.org/it/item/110-b-candelaria-di-san-giuseppe-vergine ↩︎
Rolar para cima