90 anos de Dom Frei Paulo Cardoso, O.C, celebrados em Romaria
Nosso querido Dom Frei Paulo Cardoso, O. Carm., bispo emérito da Diocese de Petrolina/PE, celebra os seus noventa anos de vida numa ocasião que não poderia ser tão especial: a Quinta Romaria das Missões, de 18 a 20 de outubro, na cidade de Santa Cruz, Diocese de Petrolina, no interior de Pernambuco, com a participação do Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Cruz, sacerdotes, religiosos e religiosas, romeiros e romeiras. Houve até a participação do cantor Zé Vicente.
A TV Grande Rio, afiliada da Rede Globo em Petrolina/PE, fez uma reportagem de mais de 10 minutos sobre Dom Paulo Cardoso. Vale a pena assistir: https://globoplay.globo.com/v/13027132
Nossa Província esteve presente ao evento com a participação do frei Sormani, que levou a mensagem do Provincial, transcrita abaixo:
Recife/ PE, 19 de outubro de 2024
“O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão. Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes” (Salmo 91(92), 13-16)
Querido irmão Dom Frei Paulo Cardoso, esta celebração dos seus 90 anos não poderia acontecer em outra ocasião senão esta, tão especial, da Romaria das Missões em Santa Cruz da Venerada.
Tua vida é missão, dom, serviço, para Deus e para os irmãos. Desde o ventre materno o Senhor te escolheu e te reservou para que fosses no mundo portador de sua Boa-Nova de Salvação. Teu Batismo é fecundo, frutífero; tua consagração religiosa no Carmelo também; teu sacerdócio e episcopado mais ainda.
Como semeador, semeaste, cultivaste, regaste, podaste, cuidaste, amaste. E hoje, com os pequenos de Deus, podes louvar e bendizer ao Senhor por tantos frutos colhidos nestes noventa anos. Mas nem a semeadura nem a colheita acabaram! Há novas sementes para serem plantadas, há outras que esperam a germinação, há brotos que precisam crescer, há flores que precisam desabrochar, há frutos ansiosos por amadurecer.
Queremos hoje cantar contigo aquele canto que ensinaste a tantas pessoas, e que fala muito de ti: “Só na Santa missão nós temos uma festa bonita assim, um começo de lá do céu onde a festa não tem mais fim”.
A missão é festa bonita quando nós fazemos de nossa vida uma missão. Esta Romaria é bela porque celebramos os teus noventa anos de missão: a tua missão cheia de ardor, de amor, levado na palma de tua mão, nos pés, nos lábios e no coração, o teu amor por Cristo, por Maria, a Mãe do Carmelo, pela Igreja, una, santa, católica, apostólica.
Sim, o começo do céu é amar a Jesus, pois, como diz Santa Teresinha, “quem tem Jesus tem tudo”. É céu levar Cristo aos irmãos, ensiná-los a amar o Mistério da Santa Cruz; é céu viver com os irmãos unidos em comunhão, celebrando a vida vivida de amor, a missão.
Parabéns pelos seus noventa anos! Como Província Carmelitana Pernambucana, nos unimos rendendo graças a Deus pelo dom da tua vida. Que o Senhor te abençoe pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo e de Santa Teresinha.
Fraternalmente, Frei José Roberval, O.Carm. (Prior Provincial)