1º CONGRESSO DA FAMÍLIA CARMELITANA DO BRASIL EM APARECIDA-SP
FONTE: carmelitas.org.br1
Com grande alegria, a Família Carmelitana do Brasil se reuniu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida para um encontro marcado pela espiritualidade, fraternidade e vivência da consagração ao Carmelo. Foram dois dias de fortalecimento da espiritualidade carmelita para continuar a missão no mundo com o ardor no coração, animados e confiantes.
Subir a Montanha para Contemplar e descer a planície para evangelizar.
Este pensamento de uma irmã carmelita da Ordem Terceira do Carmo, Sodalício da Esplanada, Sueli Blanco- hoje residente nos Estados Unidos- resume o que nós- Frades, Freiras, leigos e leigas- vivenciamos entre os dias 2 e 3 de agosto-2025 no Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo o nosso 1º Congresso da Família Carmelitana do Brasil com a presença de mais de 700 participantes.
Além da presença dos 41 Sodalícios da Província Carmelitana Fluminense, de representantes da Província Carmelitana Pernambucana, frades e leigos da Ordem Terceira e Fraternidades e do Comissariado Geral do Paraná- Leigos e Frades- tivemos também a participação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e das Irmãs Missionárias Carmelitas além de diversas Fraternidades do Escapulário do Sudeste e Nordeste.
Para nos ajudar na reflexão do tema; Peregrinos de Esperança Rumo ao Monte Carmelo, tivemos a presença ilustre do nosso Prior Geral, Frei Miceal O’Neill, O. Carm., e do Conselheiro das Américas, Frei Luis Mazza, O. Carm, além do confrade, Frei Gilvander Luiz Moreira, O. Carm, Prior da Comunidade Carmelitana Santa Edith Stein, de Belo Horizonte –MG; da nossa irmã da OTC, Teresa Matos de Sousa, do Sodalício da Vila Kosmos- Vicente de Carvalho/RJ; do Geraldino do Espírito Santo, da Ordem Terceira do Carmo do Comissariado Geral do Paraná; do Silvano Tenório Felix, Prior da Ordem Terceira do Carmo de Campo Limpo/SP, Sodalício Santo Alberto de Jerusalém; Frei Adailson Quintino, O. Carm., Prior Provincial da Província Carmelitana Fluminense; Frei Carlos Mesters, O. Carm.; Sr. José Araújo Filho, Ordem Terceira do Carmo da Provincia Carmelitana Pernambucana- Sodalício Senhor Bom Jesus dos Passos/ SE.
“Eu não posso dizer que sou contemplativo se não tenho um bom relacionamento com o meu sodalício”, afirmou a Teresa em sua reflexão. Por sua vez o Frei Gilvander, O. Carm., falando sobre o tema; Rumo ao Monte Carmelo na Justiça Social: Um Olhar para a Espiritualidade Carmelitana sob a ótica do Profetismo- Anúncio e Denuncia, ressaltou a importância do testemunho em um mundo em constantes mudanças e desafios, desde político, econômico, religioso e social.








Por sua vez o Prior Geral, Frei Miceal O’Neill, O. Carm., falando sobre o tema central do Congresso; Peregrinos de Esperança Rumo ao Monte Carmelo, enfatizou a importância de termos esperança frente os diversos desafios onde a Ordem do Carmo está presente enquanto família que bebe da mesma fonte. “Certa vez ao participar de um encontro um leigo falou, EU TAMBÉM SOU CARMELITA”! Para muitos Frades, carmelita era apenas monjas e Frades. Agora não, SOMOS TODOS NÓS”! Afirmou.
Destacamos ainda a experiência e testemunho do Geraldino do Espírito Santo, Ordem Terceira do Carmo do Comissariado Geral do Paraná, com o tema: Rumo ao Monte Carmelo em Solidariedade e Missão: Um Olhar para a Espiritualidade Carmelitana sob a ótica Missionária. De uma maneira muito pessoal e emotiva, ele relatou a Espiritualidade Carmelitana no resgate da dignidade da pessoa a partir da sua própria vida.
Já o Padre Provincial da Província Carmelitana Fluminense, Frei Adailson Quintino, O. Carm., falou sobre o tema: Rumo ao Monte Carmelo na Solidariedade, destacando a importância da Espuriedade do Carmo enquanto compromisso no resgate social. “A Associação São Martinho é um exemplo concreto que nós nos comprometemos defesa da vida e no resgatem Social”. Afirmou.
Já o Sr. José Araújo Filho, da Ordem Terceira do Carmo do Sergipe, Provincia Carmelitana Pernambucana- Sodalício Senhor Bom Jesus dos Passos/ SE, falando sobre o tema: Rumo ao Monte Carmelo na Contemplação: Um Olhar para a dimensão Orante- Contemplativa na Ordem Terceira do Carmo, destacou a importância da oração a partir da Regra da Ordem Terceira do Carmo levando-nos a valorizar o conhecimento sobre a riqueza espiritual da nossa história.
Tivemos ainda o Conselheiro Geral para as Américas, Frei Luis Mazza, O. Carm, com o tema: Rumo ao Monte Carmelo com os leigos (as) Carmelitas: Um Olhar para a Ordem do Carmo sob a ótica da presença dos leigos (as) no mundo. Em sua reflexão, além de mostrar a importância da presença dos leigos na Ordem, nos fez abrir os olhos para a Missão enquanto Peregrinos de Esperança dento da família Carmelitana: “Vocês não são de terceira categoria, vocês são Carmelitas”. Afirmou.
Destacamos ainda a conferência do Silvano Tenório Felix, Prior da Ordem Terceira do Carmo de Campo Limpo/SP, Sodalício Santo Alberto de Jerusalém que nos presenteou com uma bela reflexão sobre o tema: Rumo ao Monte Carmelo na Missão Laical: O Protagonismo do leigo (a) na história da Ordem do Carmo e nos dias de hoje. Levando-nos a refletir sobrea a nossa Missão não apenas na Ordem mas na Igreja a partir das nossas relações no mundo do trabalho e familiar.
O Congresso foi também marcado por homenagens e reconhecimentos da Ordem pela missão exercidas nos diferentes Sodalícios e Fraternidades não apenas em nossa Província, mas em todo o Brasil. “Agradeço pelo reconhecimento do nosso trabalho em São João Del-MG”, afirmou o Monsenhor Geraldo Magela, após receber o Diploma e Bênção das mãos do Prior Geral. Por sua vez jovem Douglas Levi Batista Lopes, da OTC de São João Del Rei/MG foi homenageado enquanto incentivador e propagador da Espiritualidade Carmelitana naquela cidade.
Por último, destacamos três homenagens, primeiro o Frei Carlos Mesters, O. Carm., 94 anos, referência da Ordem do Carmo e da família carmelitana no que se refere ao movimento bíblico- espiritual. Segundo o Paulo Daher, enquanto Coordenador da Comissão Provincial para Ordem Terceira da Província Carmelitana Fluminense. Merece destaque ainda o sr. Carlos Borges, do Sodalício da Esplanada/SP, ele foi o grande homenageado do Congresso enquanto “Peregrino de Esperança e da Caridade” junto aos pobres da cidade de São Paulo. “Na Segunda Guerra Mundial os ricos tinham dinheiro mas não tinha comida, hoje temos comida, mas não temos dinheiro”. Afirmou. Atualmente ele está em um abrigo de idosos e faz tratamento para combater um câncer na cidade de São Paulo.
O auge do Congresso foi a Santa Missa celebrada por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida e concelebrada por vários padres presentes. “O Pai Elias nos recorda, estou na montanha cheio do zelo pelo Senhor. Eu me consumo de zelo. vamos todos nós, com os carmelitas nos consumir de zelo pelo Pai, de zelo pelo Reino e de zelo por Nosso Senhor Jesus Cristo… O Escapulário é uma Esperança de Salvação”. Afirmou.
- https://carmelitas.org.br/1o-congresso-da-familia-carmelitana-do-brasil-em-aparecida-sp/ ↩︎