São Simão Stock, religioso
16 de maio, memória facultativa1
Pelo que se sabe das “notícias” mais antigas, Simão Stock foi um Prior Geral inglês, venerado em razão de sua santidade, que morreu por volta de 1265 em Bordeaux, na França. Após sua morte, os peregrinos que visitaram seu túmulo registraram seus milagres, iniciando assim um culto local no século XIV.
Por volta do século XV, na Holanda, surgiu uma lenda sobre um certo “São Simão” que teve uma visão de Nossa Senhora, na qual Ela lhe apareceu com o escapulário prometendo: “Este é o privilégio para você e os seus: quem morrer usando-o será salvo”. Em poucos anos, as duas histórias foram fundidas e atribuiu-se a Simão Stock, o Prior Geral, a visão de Nossa Senhora. A nova história foi rapidamente elaborada com detalhes biográficos imaginários sobre a vida de Simão, como seu nascimento em Kent, Inglaterra, sua vida como eremita vivendo em um tronco de árvore e a composição do Flos Carmeli (um belíssimo hino carmelita para Nossa Senhora que, na verdade, já era conhecido no século XIV e, portanto, antes da lenda).
O culto a São Simão Stock e a devoção ao escapulário se espalharam rapidamente nos séculos XV e XVI, e muitos fiéis foram inscritos no escapulário. Ao longo dos séculos, pintores de todo o mundo traduziram a história da visão do escapulário em imagens, obras de arte que podem ser encontradas em todas as igrejas carmelitas da Ordem. No século XVI, o culto a São Simão Stock foi incluído no calendário litúrgico de toda a Ordem. Seu dia de festa era comumente celebrado em 16 de maio. Após o Concílio Vaticano II, retirada esta celebração da reforma do calendário litúrgico, ela foi novamente readmitida.
Embora a historicidade da visão do escapulário não seja credível, o escapulário em si permaneceu para todos os carmelitas como um sinal da proteção maternal de Maria e de seu próprio compromisso de seguir Jesus como sua Mãe, o modelo perfeito para todos os seus discípulos.
ORAÇÃO: Senhor, que chamastes São Simão para vos servir na Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, concedei-nos, por sua intercessão, que também nós vos sirvamos sempre e cooperemos na salvação de todos os homens. Por N.S.J.C.
- Fonte: https://www.ocarm.org/es/item/107-s-simon-stock-religioso ↩︎