São Jorge Preca, sacerdote
09 de maio, memória facultativa1
Ele nasceu em Malta, em 12 de fevereiro de 1880. Morava em Valletta, a capital de Malta, a poucos passos do Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Quando criança, de acordo com o costume da época, Jorge foi incorporado à Família Carmelita pela imposição do Escapulário. Ainda jovem, ele sentiu a vocação para o sacerdócio. Ele foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1906.
No início de 1907, o jovem Pe. Jorge começou sua missão reunindo jovens em torno a si e formando um pequeno grupo de jovens na faixa dos vinte anos, inculcando em seus corações princípios morais, o temor de Deus e a consciência do infinito amor do Senhor pela humanidade. Eles formaram a primeira ramificação da Sociedade de Doutrina Cristã, comumente conhecida como MUSEUM, iniciais de “Magister, Utinam Sequatur Evangelium Universus Mundus” (“Senhor, que o mundo inteiro siga o Evangelho!”). O trabalho de Pe. Jorge foi e é a educação religiosa de crianças, meninos, meninas e jovens realizada por leigos qualificados. O ponto central de sua espiritualidade e teologia era a Encarnação: “Verbum Dei caro factum est” (“O Verbo de Deus se fez carne”). Ele tomou essas palavras como lema e distintivo da Sociedade e de sua vida.
Em sua vida cristã, o Pe. Jorge não se contentava com o mínimo. Quando criança, ele sempre usava o escapulário e, quando cresceu, quis se empenhar mais em seguir a Virgem Maria, tornando-se um Terceiro Carmelita. Ele se matriculou em 21 de julho de 1918 e fez sua profissão em 26 de setembro do ano seguinte. Em sua profissão, escolheu o nome “Franco”, em homenagem ao Beato Carmelita Franco de Siena. O Pe. Jorge escolheu o nome desse beato porque se considerava um grande pecador……, uma característica de muitos santos. Ele se sentia um verdadeiro membro da Família Carmelita a tal ponto que várias vezes em seus escritos se identificava como carmelita, usando o nome do terceiro em vez do seu próprio. Em 1952, em reconhecimento à sua incansável divulgação da devoção a Nossa Senhora do Carmo, o Pe. Jorge foi afiliado à Ordem Carmelita.
Ele morreu aos 82 anos de idade, em 26 de julho de 1962, mas sua presença e influxo de seu espírito ainda são sentidos em quase todas as famílias maltesas. O Pe. Jorge Preca é o santo de nossos tempos, não tanto por causa dos eventos extraordinários que são lembrados de sua vida, mas especialmente por causa de seu monumento vivo, que é a Sociedade MUSEUM, que agora também opera na Europa, Oceania, África e América Latina. O Pe. Jorge foi um digno filho do Carmelo, mas não tanto pelo fato de ter sido um Terceiro Carmelita ou por ter usado o Escapulário e pregado Nossa Senhora, mas sim por ter vivido uma vida de intimidade e união com o Pai e de serviço aos irmãos e irmãs, seguindo o exemplo da Virgem Maria. Ele foi beatificado por João Paulo II em 9 de maio de 2001 e canonizado em 3 de junho de 2007 por Bento XVI.
Oração: Senhor, que fortalecestes São Jorge Preca com o vosso Espírito de verdade e de amor para apascentar o vosso povo, concedei a quantos celebram a sua memória a graça de crescerem na santidade, imitando o seu exemplo, e de receberem o auxílio da sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
- https://www.ocarm.org/it/item/106-san-giorgio-preca-sacerdote ↩︎