São Pedro Tomás, bispo

08 de janeiro, festa1

Ele nasceu no sul de Périgod (França) por volta de 1305. Aos 20 anos de idade, entrou para a Ordem do Carmo. Exerceu o cargo de Procurador Geral da Ordem na Cúria Papal em Avignon e o de Pregador Apostólico. Foi nomeado bispo de Patti e Lipari em 1354. Desempenhou as funções de legado papal junto aos reis e imperadores da época para consolidar a paz e promover a união com as Igrejas Orientais.

Ele foi transferido para outras sedes: Corone (Peloponeso) também como legado papal no Oriente (1363) e, finalmente, Constantinopla (1364) como patriarca latino. Seus esforços pela unidade da Igreja fizeram desse santo, no século XIV, um precursor do ecumenismo. Ele morreu em Famagusta (Chipre) em 1366.

Oração: Senhor, Deus da Paz, que concedestes ao Bispo São Pedro Tomás a força do vosso Espírito, para estabelecer a paz e promover a unidade dos cristãos, concedei que, pelo seu exemplo e intercessão, testemunhemos a integridade da fé e procuremos com toda a confiança a paz que nos mantenha unidos. Por N.S.J.C.

  1. Fonte: https://www.ocarm.org/it/item/99-san-pier-tommaso-vescovo ↩︎
"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima