Santo Ângelo da Sicília, sacerdote e mártire

05 de maio, memória1

Ângelo está entre os primeiros carmelitas que retornaram à Sicília vindos do Monte Carmelo, onde, de acordo com fontes tradicionais dignas de crédito, ele morreu em Licata nas mãos de homens ímpios na primeira metade do século XIII.

Venerado como mártir, logo foi construída uma igreja no local de seu martírio e seu corpo foi sepultado ali. Em 1662, as relíquias foram transferidas para a nova igreja, construída no mesmo local após a cidade ter se livrado da peste (1625) por intercessão do santo.

O culto a Santo Ângelo se espalhou por toda a Ordem e também entre o povo. Ele e Santo Alberto de Trapani são considerados os “pais” da Ordem, por serem os dois primeiros santos a serem venerados na Ordem e, por essa razão, são frequentemente retratados na iconografia medieval ao lado da Virgem Maria.

Na Sicília, há muitos lugares que têm Santo Ângelo como patrono, e as pessoas o invocam em momentos de necessidade, recorrendo a ele com muito carinho e ternura.

ORAÇÃO: Ó Deus, nosso Pai, fortaleza dos fiéis e coroa dos mártires, pela vossa graça Santo Ângelo foi chamado do Carmelo para o triunfo sobre os tormentos do martírio; por sua intercessão, concedei-nos propício, seguir os seus exemplos, para que nós também possamos dar testemunho da vossa presença e da vossa bondade, até à morte. Por N.S.J.C.

  1. Fonte: https://www.ocarm.org/it/item/104-sant-angelo-di-sicilia-sacerdote-e-martire ↩︎
"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima