Santo Alberto de Trapani, sacerdote

07 de agosto, festa1

Nasceu em Trapani (Sicília) no século XIII. Distinguiu-se pela sua dedicação à pregação mendicante e pela fama dos seus milagres. Nos anos de 1280 e 1289 esteve em Trapani, e pouco depois em Messina. Em 1296 governou a província carmelita da Sicília como provincial. Era famoso pelo seu amor apaixonado pela pureza e pela oração. Morreu em Messina, provavelmente em 1307. Foi o primeiro santo a ser venerado na Ordem, sendo por isso considerado seu patrono e protetor ou “pai”, título que partilhava com outro santo do seu tempo, Ângelo da Sicília. No século XVI, foi decretado que cada igreja carmelita lhe dedicasse um altar. Santa Teresa de Jesus e Santa Maria Madalena de Pazzi eram-lhe também muito devotas.

 Oração: Senhor Jesus, nosso Deus, que vos dignastes chamar Santo Alberto, vosso Sacerdote, para renunciar ao mundo e entrar para a Ordem de Maria, vossa Mãe Santíssima, concedei-nos , nós Vos pedimos , que, pelos seus méritos e a seu exemplo, Vos sirvamos fielmente e com ele mereçamos gozar da vossa presença na glória eterna. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Conheça mais sobre Santo Alberto

Alberto é um dos dois santos mais antigos da Ordem do Carmo, que pela santidade e exemplaridade de vida é chamado com santo Ângelo de pater ordinis (pai da Ordem). Não são muitas as notícias de sua vida, mas ao menos restam algumas informações seguras. A biografia mais antiga foi escrita provavelmente pouco depois do ano 1385.

  1. Fonte: https://ocarm.org/it/item/171-s-alberto-de-trapani-sacerdote ↩︎
"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima