MENSAGEM AOS IRMÃOS E IRMÃS CARMELITAS POR OCASIÃO DA MORTE DO PAPA FRANCISCO
Irmãos e irmãs no Carmelo:
O mundo chora a partida deste mundo do Papa Francisco, na manhã da segunda-feira da oitava de Páscoa. No Domingo de Páscoa, o Papa estava plenamente vivo na mente e no coração, em um corpo que não podia dar mais de si. É como morrer alguém de nossa família. Ele estava tão perto de nós.

Sua visão e sua espiritualidade erão muito claras. Procediam do Evangelho. Eram inspiradas em Maria e na santidade dos grandes e dos santos da porta ao lado. A salvação, a misericórdia e a paz estão em Jesus Cristo e são dadas ao que voltam seu olhar a Ele e veem nele a verdade que pode tornar-nos livres. Cada um de nós, filhos do único Pai somos irmãos e irmãs uns dos outros. Essa é nossa maior dignidade e tudo o que precisamos saber uns dos outros, para construir e viver no mundo onde essa dignidade seja a regra e lei e nenhuma outra. Há um grito no coração humano, e no próprio mundo criado, que os seguidores de Cristo, os pastores e os líderes políticos precisam ouvir. Há um modo de tratar os demais seres humanos e não é o modo dos interesses de uma parte ou o recurso às armas da violência, mas sim o modo da ternura e da misericórdia para com todos. Quando reconhecemos que a Eucaristia não é a recompensa pela santidade, mas a maior ajuda que temos para a santidade, reconhecemos o coração do ministério do Papa Francisco e a maneira na qual ele mesmo celebrava cada vez que se encontrava diante do altar.
Carmelitas de todo o mundo, demos graças a Deus pela vida, testemunho e ensinamentos do Papa Francisco e rezemos por sua felicidade eterna, enquanto guardamos nossa própria vocação de seguir as pegadas de Jesus Cristo e pregar seu Evangelho. Maria, Mãe da Palavra encarnada, salus populi, rogue por nós em nossas dores, e abra nossos corações em ação de graças pelas maravilhas da misericórdia de Deus que se manifestou para nós na vida do Papa Francisco. Que descanse em paz!
Miceal O’Neill
Prior Geral
24 de abril de 2025
