Dilexi te: Exortação Apostólica do Papa Leão XIV sobre o amor pelos pobres

FONTE: DICASTÉRIO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL1

Dilexi te: Exortação Apostólica do Papa Leão XIV sobre o amor pelos pobres

Exortação Apostólica Dilexi te “Eu te amei” (Ap 3,9), com foco no amor pelos pobres, foi assinada pelo Papa Leão em 4 de outubro de 2025, festa de São Francisco de Assis, e publicada neste dia 9 de outubro.

“Ao receber como herança este projeto, sinto-me feliz ao assumi-lo como meu – acrescentando algumas reflexões – e ao apresentá-lo no início do meu pontificado, partilhando o desejo do meu amado Predecessor de que todos os cristãos possam perceber a forte ligação existente entre o amor de Cristo e o seu chamamento a tornarmo-nos próximos dos pobres. Na verdade, também eu considero necessário insistir neste caminho de santificação, porque no «apelo a reconhecê-Lo nos pobres e atribulados, revela-se o próprio coração de Cristo, os seus sentimentos e as suas opções mais profundas, com os quais se procura configurar todo o santo»”, escreve o Papa Leão XIV (DT 3).

Opção preferencial pelos pobres

Na Exortação Apostólica Dilexi te, o Santo Padre afirma estar “convencido de que a opção preferencial pelos pobres gera uma renovação extraordinária tanto na Igreja como na sociedade, quando somos capazes de nos libertar da autorreferencialidade e conseguimos ouvir o seu clamor” (DT 7), mas adverte que, “esta ‘preferência’ nunca diz respeito a um exclusivismo ou a uma discriminação em relação a outros grupos, que em Deus seria impossível; ela pretende sublinhar o agir de Deus que, por compaixão, se dirige à pobreza e à fraqueza da humanidade inteira e que, querendo inaugurar um Reino de justiça, fraternidade e solidariedade, tem particularmente a peito aqueles que são discriminados e oprimidos, pedindo-nos também a nós, sua Igreja, uma decidida e radical posição em favor dos mais fracos” (DT 16).

Da mesma forma, Dilexi te sublinha a importância de ser “uma Igreja para os pobres” e adverte que “não estamos no horizonte da beneficência, mas no da Revelação” (DT 5). Nesse sentido, o documento apresenta “numerosas páginas do Antigo Testamento, nas quais Deus é apresentado como amigo e libertador dos pobres, (…) «No coração de Deus, ocupam lugar preferencial os pobres […]. Todo o caminho da nossa redenção está assinalado pelos pobres»” (DT 17).

Mestres do Evangelho

O Santo Padre ressalta também que “o cristão não pode considerar os pobres apenas como um problema social: eles são uma ‘questão familiar’. Pertencem ‘aos nossos’. A relação com eles não pode ser reduzida a uma atividade ou departamento da Igreja” (DT 104) e lembra o ensinamento de São João Paulo II a fim de refletir sobre o “papel ativo dos pobres na renovação da Igreja e da sociedade, deixando para trás o paternalismo da mera assistência às suas imediatas necessidades” (DT 87).

Indo mais além, Dilexi te explica que “os mais pobres não são mero objeto da nossa compaixão, mas mestres do Evangelho. Não se trata de lhes ‘levar Deus’, mas de encontrá-Lo ali” (DT 79), porque “se é verdade que os pobres são sustentados por aqueles que têm meios económicos, certamente também é possível afirmar o contrário. Esta é uma experiência surpreendente, testemunhada pela tradição cristã, e que se torna uma verdadeira reviravolta na nossa vida pessoal, quando percebemos que são precisamente os pobres que nos evangelizam” (DT 109).

Apresentação

conferência de apresentação do documento do Papa Leão XIV foi realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé, no dia 9 de outubro, às 12h (hora de Roma). 

Participaram da coletiva de imprensa: o Cardeal Michael Czerny SJ, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; o Cardeal Konrad Krajewski, esmoler de Sua Santidade e prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade (Esmoleria Apostólica); Frei Frédéric-Marie Le Méhauté O.F.M., provincial dos Frades Menores da França/Bélgica e doutor em teologia, e Irmã Clémence, irmãzinha de Jesus da Fraternidade das Três Fontes em Roma. 

Por sua vez, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral preparou uma síntese e outros recursos pastorais que podem acompanhar o aprofundamento da Exortação Apostólica Dilexi te

ABAIXO TENHA ACESSO AO TEXTO COMPLETO, A SÍNTESE E A INFOGRÁFICOS:

SÍNTESE DA EXORTAÇÃO DILEXI TE

INFOGRÁFICO 1

INFOGRÁFICO 2

INFOGRÁFICO 3

TEXTO COMPLETO DA EXORTAÇÃO

  1. https://www.humandevelopment.va/pt/news/2025/dilexi_te_esortazione_apostolica_di_papa_leone_xiv_sull_amore_verso_i_poveri.html ↩︎

Rolar para cima