Carmelitas na COP 30
De 6 a 21 de novembro deste ano, será realizada a COP 30 em Belém, no coração da Amazônia brasileira. Dez anos após o Acordo de Paris, esta cúpula climática transcende o calendário diplomático habitual para se tornar um evento de profundo simbolismo. Conforme declarado pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a cúpula será uma oportunidade para o mundo debater a importância da Amazônia na própria Amazônia, ouvindo diretamente seus povos.
A agenda da conferência se baseia em mandatos cruciais que definirão a trajetória da ação climática global durante a próxima década. Ela herda da COP 28 a tarefa de responder ao primeiro Balanço Global, que concluiu que os esforços atuais são insuficientes para limitar o aquecimento a 1,5 °C e solicitou a apresentação de uma nova e mais ambiciosa rodada de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), ou planos de ação climática nacionais, até fevereiro de 2025. Também será necessário basear-se nos compromissos financeiros estabelecidos na última COP 29, em particular no que diz respeito ao Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), que substituirá a meta de US$ 100 bilhões anuais em ajuda aos países afetados pelas mudanças climáticas.
Renato Rallo, membro de longa data da ONG Carmelita, liderará a delegação da ONG Carmelita nas reuniões no Brasil. Ele é doutor em Engenharia Mecânica em Recursos Energéticos e Meio Ambiente. Mari Carmen Molina participará como delegada da ONG Carmelita e apresentará um evento paralelo na zona verde. Outras cinco pessoas participarão virtualmente como parte da ONG Carmelita.
Eduardo Agosta Scarel, O. Carm., diretor do Departamento de Ecologia Integral da Conferência Episcopal Espanhola e vice-presidente da ONG Carmelita, publicou um artigo na VIDA NUEVA digital na segunda-feira, 3 de novembro de 2025, antes de partir para a conferência. O artigo foi publicado originalmente em espanhol. Aqui oferecemos uma tradução para o português.
Leia o artigo completo sobre a Cúpula do Clima em Belém, Brasil, por Eduardo Agosta Scarel, O. Carm.
FONTE: www.ocarm.org









