Capítulo Provincial 2026 (Tema, logomarca e oração)
A Província Carmelitana Pernambucana se prepara para a celebração do seu Capítulo 2026, que será realizado de 19 a 23/01, tendo como tema: Restaurados na esperança, sermos um! Pois todos vós sois um em Cristo Jesus. (Gl 3,28).

TEMA
Um tema…
O que significa ser restaurados? A memória da nossa Província nos remete a vários períodos da nossa história que se interligam com o tema: desde a fundação da Província que está marcada pelos anseios da Reforma Turonense, reforma francesa que queria uma vida espiritual sempre mais arraigada, com a simplicidade da vida e a observância da Regra; também o processo de restauração vivenciado no século XX e capitaneado pela Província de Catalunha que nos deu grandes nomes que se dedicaram a fazer reflorescer o Carmelo no nordeste: frei André Prat, frei José Maria Casanova, o beato Eliseu Maneus… Também marco desses processos é a retomada do Carmo de Olinda já no ano 2012, berço da difusão do carisma nas Américas, centro formador de gerações de carmelitas que com zelo espalharam sementes de Evangelho e vida.
Restauração é a palavra que melhor pode indicar o processo que estamos já vivendo, desde a elaboração e aprovação dos Estatutos Civis no fim do ano 2024, com a continuidade que deverá atingir sua culminância com o Capítulo Provincial e o sentido de que, ao renovar as estruturas norteadoras, renovamo-nos a nós mesmos, como irmãos, tema em continuidade com a reflexão e os efeitos do Capítulo anterior.
Uma motivação…
A esperança não decepciona, não confunde, é a certeza daquilo que não se vê… Assim a Palavra de Deus se refere a essa virtude teologal, virtude que nasce da confiança na providência divina… Por isso, toda restauração deve ser feita na esperança de melhorar e expandir a obra iniciada, assim, nosso desejo é revisitar nesses encontros preparatórios os três grandes pilares da nossa vida carmelita: a Fraternidade, a Oração e a Missão Profética, elementos que, em diálogo com os “sinais dos tempos” que somos chamados a reler com um olhar contemplativo e com a realidade da Igreja no Brasil e em Moçambique, empenhados que estamos na renovação das nossas estruturas estatutárias e diretivas, a fim de projetar o hoje e o amanhã da nossa Província que há mais de 280 anos espalha as sementes do Evangelho e realiza o desejo dos nossos primeiros missionários: ser “convenientes ao serviço de Deus e das almas dos próximos e o bem da religião”.
Assim como a sentinela vê a aurora, também nós somos chamados a reler nossa história na esperança e na abertura ao sopro do Espírito, pois, nos recordou o Papa Leão XIV: “Num mundo dilacerado e sem paz, o Espírito Santo educa-nos verdadeiramente a caminhar juntos.” É o Espírito que renova todas as coisas, que renova nossas comunidades. O Capítulo é tempo de comunhão e participação, como irmãos. “Então, que as vossas agregações e comunidades sejam ginásios de fraternidade e participação, não apenas como locais de encontro, mas como lugares de espiritualidade. O Espírito de Jesus muda o mundo porque muda os corações. Ele inspira, realmente, aquela dimensão contemplativa da vida que rejeita a autoafirmação, a murmuração, o espírito de contenda, o domínio das consciências e dos recursos”.
Um desejo…
O lema proposto para o Capítulo “pois todos vós sois um em Cristo Jesus” Gl 3,28 deseja evidenciar o esforço que devemos assumir para viver a Unidade. Herdeiros e filhos de profetas que somos, devemos procurar abrir uma nova estrada na nossa história, sem dar espaço às fórmulas pré-programadas e esquemas mesquinhos que nos impedem de viver uma nova fraternidade, na união como irmãos. Uma fraternidade sincera construída na coragem de passar para o outro lado da margem, sair da superficialidade dos conflitos e partidarismos e retomar a beleza de sermos uma única família, em Cristo Jesus. Diversos enquanto únicos, um enquanto muitos e formando um único corpo a serviço da fraternidade. A unidade no Carmelo deve espelhar o dinamismo da vida estabelecido na nossa Regra, permitindo que o nosso testemunho seja um sinal profético de reconciliação e paz para o mundo.
Servir em vista da Unidade, servir em prol de sermos todos partícipes dos processos decisórios, significa que a unidade está para além dos ministérios e encargos que nos são confiados, brota da nossa vida que tem o Cristo ao centro, espelhando a vitalidade da relação com Ele e que se torna desapego, dedicação e amor para com o próximo, doação na liberdade interior.
LOGOMARCA

É de autoria do postulantado e pré-noviciado de nossa Província. É formada por um mosaico que significa a diversidade das vocações que formam um único Carmelo. Este mosaico é composto de três estrelas representando os pilares da nossa espiritualidade: oração, fraternidade e missão. Além de representar também nossos inspiradores: Elias, Eliseu e Maria. No centro tem o Monte Carmelo.
Todo esse escudo é sustentado por uma cruz em forma de âncora que simboliza a esperança e a missão universal do Carmelo na Igreja. O mosaico da também a ideia de restauração de todas as partes para formar um único corpo.
ORAÇÃO
Ó Deus de eterna bondade,
fonte de toda graça e de toda benção,
restaurai-nos na esperança,
conforme a luz do vosso amor.
Nós vos suplicamos:
que nesta caminhada de celebração
do nosso Capítulo Provincial,
cada irmão possa revestir-se
de profundo zelo e humildade,
desafiando-se a viver a vossa plena vontade.
Pedimos a vossa força a fim de que,
no verdadeiro espírito da fraternidade,
sejamos um,
comprometidos com a sublime
e desafiante missão de viver o amor!
Auxiliados pela Vossa Graça,
venceremos as dificuldades da caminhada
e avançaremos no anúncio do Reino.
Que Maria Santíssima,
Bela Flor do Carmelo e Mãe da Esperança,
unida a Jesus, nosso obséquio,
nos ajude neste bom propósito.
Amém!









