Ereção Canônica do Sodalício São José fortalece presença carmelitana em Maceió

No último domingo, 28 de setembro de 2025, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió, foi palco de um momento histórico para a Igreja em Alagoas e para a comunidade carmelitana. Durante a solene Celebração Eucarística, presidida pelo cônego Elison Silva dos Santos, ocorreu a Ereção Canônica do, agora, Sodalício São José, da Ordem Terceira Secular da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. O ato, respaldado pelo decreto canônico emitido pelo então Prior-Geral da Ordem do Carmo, Frei Míceal O’Neill, marca oficialmente o reconhecimento jurídico e eclesial da nova comunidade carmelitana na capital alagoana.

A celebração reuniu representantes das Províncias Carmelitanas Pernambucana e Fluminense, além de diversos sodalícios de estados vizinhos, evidenciando a união da família carmelita em torno deste momento celebrativo. A homilia, proferida por Frei José Cláudio de Alencar Batista, O. Carm., destacou a missão de construir pontes de caridade, vínculos de amor e fraternidade, afastando a comunidade cristã da insensibilidade, da indiferença e do egoísmo. O religioso também ressaltou a importância da espiritualidade carmelitana como caminho de oração, fraternidade e serviço, fundamentos essenciais da vida leiga consagrada no Carmelo.

O momento mais solene deu-se com a leitura pública do decreto de ereção, feita por Frei Petrônio de Miranda, O. Carm., Delegado Provincial para as Ordens Terceiras da Província Fluminense. A partir desse ato, o Sodalício São José passa a ser oficialmente reconhecido pela Igreja como comunidade leiga vinculada à Ordem do Carmo, integrando-se à missão espiritual e pastoral dos carmelitas no Brasil. Esse reconhecimento garante ao grupo personalidade canônica e jurídica, em plena comunhão com a tradição da Antiga Observância.

Após a proclamação do decreto, foi constituída a primeira Mesa Diretora do Sodalício. O irmão Clingeson Correia da Silva Bida assumiu como Prior, com mandato de três anos, acompanhado por conselheiros e demais oficiais que terão a responsabilidade de organizar o estatuto interno e conduzir a comunidade em sua missão espiritual e pastoral. O Frei Everton Ramos Cláudio, O. Carm., foi confirmado como Assistente Espiritual, fortalecendo a dimensão de acompanhamento religioso do novo sodalício.

O evento contou com a presença de representantes de várias Ordens Terceiras Carmelitas, como as de Sergipe, Goiana (PE) e Angra dos Reis (RJ), além de membros da Irmandade do Santíssimo Sacramento, de Maceió. Em um clima de fraternidade que ultrapassou distâncias para que, reunidos como família, fosse partilhado o momento de alegria dos irmãos e irmãs. A Ordem Terceira Carmelita de Maceió tem uma nova jornada pela frente, de pôr em prática os compromissos assumidos pelo novo sodalício em viver intensamente a espiritualidade carmelitana. Para a Igreja local, é um marco de uma nova etapa de evangelização, oração e serviço inspirada na tradição secular do Carmelo.

Por Irmão Gabriel Silva, OTS/SE.

Sodalício Bom Jesus dos Passos-SERGIPE

28 de setembro de 2025

Rolar para cima