Santo Eliseu, profeta
14 de junho, memória1
“Quando Elias se aproximou de Eliseu, este lançou sobre ele a sua capa. E ele, tendo deixado os bois, seguiu Elias e se pôs a seu serviço” (1 Reis 19, 19. 21). Eliseu recebeu o espírito de Elias e, entre muitas maravilhas distintas, curou” Naamã da lepra e ressuscitou uma criança. Viveu entre os filhos dos profetas e esteve frequentemente presente, em nome de Deus, nos eventos do povo de Israel.
A Ordem Carmelita, consciente de sua origem no Monte Carmelo, com a celebração litúrgica dos grandes profetas Elias e Eliseu, quis perpetuar a memória de suas presenças e obras. Por isso, no ano de 1399, o Capítulo Geral decretou a celebração da festa de Santo Eliseu. Em nossos dias, o profeta testemunha eficazmente o carisma profético por meio da fidelidade ao verdadeiro Deus e do serviço ao seu povo.
O ciclo de Eliseu
O ciclo bíblico de Eliseu (2 Reis) está fortemente ligado ao de Elias. O chamado de Eliseu é feito após a teofania de Horeb (1 Reis 19,16-21). De acordo com a ordem divina, ele é o sucessor do tesbita; Eliseu, portanto, torna-se servo e discípulo de Elias (2 Reis 3,11).
Como Elias, Eliseu é apresentado pelos Pais da Igreja como uma figura semelhante a de Cristo, como um taumaturgo. Ele também é apresentado como um modelo de vida monástica. Vários Padres da Igreja atestam a virgindade de Eliseu após a de Elias. Os carmelitas medievais reproduziram essas linhas insistindo que Elias e Eliseu foram os primeiros a se consagrarem a Deus na virgindade. A oração também desempenha um papel primordial na vida de Eliseu: ela é a fonte dos milagres que o Senhor realiza por meio dele. Eliseu também é retratado como uma pessoa afastada da sociedade. Sua renúncia inicial, sacrificando os bois e o arado antes de seguir Elias, é um exemplo para exortá-lo a se desligar das preocupações mundanas (Jer. Ep. 71, 3). Para Cassiano, Eliseu é um dos fundadores do monaquismo e, de maneira mais especial, um mestre da pobreza (Inst. 7, 14,2).
Eliseu está constantemente presente como discípulo de Elias, seu filho espiritual, seu herdeiro, o discípulo por excelência. Eliseu não é o único discípulo de Elias, mas dentro desse grupo de discípulos, Eliseu ocupa o primeiro lugar.
O chamado de Eliseu
Saindo dali, Elias encontrou Eliseu, filho de Safat. Ele estava arando com doze juntas de bois à sua frente, enquanto ele mesmo conduzia a décima. Elias, ao passar por ele, jogou sua capa sobre ele.
Ele deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo-lhe: ‘Vou beijar meu pai e minha mãe e depois te seguirei’. Elias disse: “Vai e volta, pois tu sabes o que fiz contigo”.
Ao partir, Eliseu tomou uma parelha de bois e os matou; com instrumentos de arado, cozinhou a carne e a deu para o povo comer. Depois se levantou e seguiu Elias, colocando-se a serviço dele. (1 Reis 19, 19-21
Oração: Deus, nosso Pai, Pastor dos Homens e Redentor, que sois proclamado admirável nos vossos santos profetas e derramastes o espírito de Elias sobre o vosso profeta Eliseu, dignai-vos, na vossa bondade, fazer crescer em nós os dons do Espírito Santo, para que, compenetrados da nossa missão de profetas, possamos por toda parte testemunhar a Vossa divina presença e a vossa adorável providência. Por N.S.J.C.
- Fonte: https://www.ocarm.org/it/item/114-sant-eliseo-profeta ↩︎