Beato Isidoro Bakanja,mártir

12 de agosto, memória

Isidoro Bakanja nasceu em Bokendela (República Democrática do Congo) por volta de 1885. Depois de deixar sua aldeia, mudou-se para Mbandaka, onde foi batizado em 6 de maio de 1906 e crismado alguns meses depois, em 25 de novembro de 1906. Ele foi fortemente influenciado pelo testemunho dos missionários trapistas, cultivando uma devoção especial a Jesus e à Santíssima Virgem Maria.

Apesar das dificuldades que encontrou no trabalho devido à sua fidelidade a Cristo, ele permaneceu firme em sua fé. Em 2 de fevereiro de 1909, ele sofreu uma atroz flagelação porque se recusou a tirar o escapulário da Virgem do Monte Carmelo que carregava nos ombros. Após os terríveis espancamentos e pressentindo sua morte iminente, ele recebeu a unção dos enfermos em 24 de julho de 1909. Assim como Cristo morreu perdoando seus malfeitores, Bakanja morreu perdoando seu carrasco: “O homem branco me bateu; essa é uma questão dele. Depende dele e de Deus. Quando eu estiver no céu, rezarei muito por ele e pedirei a Deus que o perdoe”.

Bakanja morreu em 15 de agosto de 1909, a Festa da Assunção, aos 24 anos de idade.
Imitando Cristo, a quem seguia desde o batismo, Isidoro Bakanja viveu à sua maneira, como São Paulo, que escreveu: “Para mim, viver é Cristo” (Filipenses 1,21). “Para mim, viver é ser cristão”.

Em 7 de junho de 1917, seus restos mortais foram exumados e enterrados na Paróquia da Imaculada Conceição em Bokote. Ele foi proclamado beato em 24 de abril de 1994. Sua causa de canonização está em andamento. Os Papas Bento XVI e Francisco reconheceram e propuseram o Beato Isidoro Bakanja como uma testemunha autêntica e um exemplo de fé para todos os cristãos do mundo. Em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, o Papa Francisco nomeou o Beato Isidoro Bakanja entre os jovens santos que mobilizam os cristãos de hoje na busca da santidade e inspiram novas conversões. Em resumo, o Beato Isidoro Bakanja é um patrimônio espiritual e eclesial para o mundo.

Oração: Senhor nosso Deus, fonte e origem de toda a vida, que destes a força do vosso Espírito ao bem-aventurado jovem mártir Beato Isidoro Bakanja para que no martírio proclamasse o amor pelo Escapulário e a fidelidade do perdão, concedei-nos, por sua intercessão, viver sempre fiéis à vossa Igreja e descobrir em cada acontecimento da vida a força e a proteção de Maria nossa Mãe.

"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima