Retiro Carmelitano (OTC/SE)

Retiro, um tempo propício para recolhimento, diálogo interior e para centrar a atenção nas coisas de Deus.

Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2024, os Irmãos Professos Perpétuos e Professos de Votos Simples, das Etapas formativas Temporários II e III, da Ordem Terceira Secular da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, ligada à Província Carmelitana Pernambucana, participaram do Retiro Espiritual anual. Com o tema: “A Oração como Base para Viver a Regra e o Carisma no Carmelo Leigo”, o retiro objetivou proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a sua vida de oração, a importância de cumprir a Regra e ter uma vivência mais intensa do “Viver em Obséquio de Jesus Cristo”, ideal de vida proposto pela espiritualidade carmelitana.

O retiro foi realizado no Convento São Francisco, em São Cristóvão e teve como pregador o Frei Júlio César de Oliveira Soares, O. Carm. Entre os 32 participantes, estiveram presentes o Prior da Ordem Terceira Prof. José Araújo Filho, a Vice-Priora, Evanir Evangelista dos Santos e os 04 (quatro) Conselheiros: Tânia Santos de Jesus; Clésia Maria dos Santos; Maria Margarida Martins Barbosa e Tarcísio Rabelo Fontes. Estiveram presente os seguintes membros da Diretoria: o Coordenador de Formação Marcos Bispo dos Santos; o Secretário de Finanças, José Cândido Garcez da Rocha e o Secretário Gabriel dos Santos Silva. Também se fez presente o Diretor Espiritual, Frei José Clebson Marçal Pereira, O. Carm.

A programação iniciou com a fala de boas-vindas do Prior, José Araújo e da Coordenadora do Retiro e Conselheira, Tânia. Momento em que o Prior fez a leitura da Exposição Paranética sobre a Regra dos Carmelitas (Expositio Paraenetica in Regulam Carmelitarum) – Um comentário à Regra do Carmo feito por João Soreth, Capítulo IX, Item 4, Tradução a partir da versão italiana pelo Ir. José Araújo Filho. Na sequência, foi abordado o tema “Em Maria, uma aurora de esperança: orar em Maria”, carta dos Priores Gerais Miceál O Neill, O.Carm, e Miguel Márquez, OCD de 16 de julho de 2024.

Visando trabalhar o tripé do Carisma Carmelitano, os irmãos foram convidados a colaborarem com doações para o retiro, exercendo a fraternidade e outros com o serviço, auxiliando na cozinha. Nesse sentido, contamos com a colaboração dos irmãos Olavo Calasans Bomfim; Danilo Plácido Santos, ambos da equipe de Finanças e Carlos Augusto Leão Ferreira, Irmão Professo Temporário I. Foram dias de oração e vivência fraterna. Em cada turno do retiro um irmão foi convidado pelo pregador para sentar-se no centro da sala e responder a algumas perguntas relacionadas à sua vida de oração. As atividades do sábado iniciaram com a Missa, no final da tarde foi rezado o santo terço e à noite, a programação foi livre, sendo realizada uma dinâmica de grupo, conduzida pela Ir. Marta Susana Oliveira, Irmã Professa Temporário I, que também colaborou com seu serviço no retiro. A dinâmica proporcionou uma reflexão sobre a integração, a união, a receptividade e a fraternidade; foi um momento divertido.

No último dia do retiro foi abordado o tema “O culto da Bem-aventurada Virgem na Igreja”, extraído do livro Maria a Primeira Fiel. Foi um momento de ampliação de conhecimentos, oração, reflexão e partilha sobre a Virgem Maria, no qual alguns irmãos puderam relatar alguma experiência que contaram com a intercessão de Maria Santíssima, na sua vida. Em seguida, houve a fala do Prior encerrando as atividades do Retiro e posteriormente foi celebrada a Missa, presidida pelo Frei Júlio César de Oliveira Soares, O. Carm., contando com a participação de todos os irmãos terceiros presentes no retiro, momento sublime, o Santo Sacrifício de Jesus. Na sequência, houve um almoço fraterno e o término do retiro, com o retorno dos irmãos aos seus lares.

Irmã Tânia, OTC

"Deus é comunicativo" (Sta. M. Madalena de Pazzi, O.C)
Rolar para cima