Carmelo, um dom que produz muitos frutos (O Carmelo em Mulungu/PB)
O carisma carmelitano é dinâmico e criativo, é um dom nas mãos de Deus, doado àqueles que Ele escolhe, que chama. Por esse dom que, como sementes lançadas na terra, trazem a força de brotar, crescer e produzir muitas flores e frutos, Deus faz suscitar em diversos corações e diversos lugares experiências que manifestam o seu plano de amor.
As sementes do carisma carmelitano foram plantas no coração de irmãos e irmãs do Município de Mulungu, Paraíba, em uma pequena comunidade que vem colhendo muitos frutos. Leiamos uma breve partilha feita pelo irmão Junior Francisco, O.T.C., membro desta comunidade e Prior da Ordem Terceira do Carmo de Campina Grande/PB.
“Dia 16/07/2006 iniciamos em Mulungu/PB, o grupo amigos de santa Terezinha, Começamos com doze pessoas, rezando o terço na casa das famílias. Nos primeiros encontros foi nítida a devoção à Santa Terezinha e, de doze amigos que éramos, passamos para trinta.
Como não tínhamos um lugar fixo, ficávamos rezando todo dia primeiro de cada mês nas ruas. Existia uma casa fechada, onde decidimos organizar uma sala para que pudéssemos ter um lugar para rezar. Mas o espaço era pequeno, precisávamos de algo maior, devido ao número de pessoas. Pouco a pouco fomos construindo a capela.
Em dois mil e nove fui fazer uma experiência no Seminário Diocesano São José, em Guarabira/PB. Retornando em 2013 para casa, encontrei o grupo ainda mais forte: os amigos de Santa Terezinha só cresciam, constituindo não mais um grupo, mas sim uma comunidade: a Comunidade de Santa Terezinha, que passou a celebrar anualmente a festa de sua querida padroeira.
Certa vez, o frei Cassiano O.Carm, que ainda não tinha se ordenado, veio celebrar conosco uma noite de novena. Ele nos ajudou a entender que nós tínhamos uma identidade carmelitana, pela devoção à Santa Teresinha e pelo ofício de Nossa Senhora do Carmo que rezávamos. A partir daí começamos a beber mais da fonte do Carmelo.
Hoje, em nossa comunidade o carisma da Ordem do Carmo está presente, além da devoção à Santa Teresinha, na Fraternidade do Escapulário Nossa Senhora do Carmo (Grupo São João Da Cruz), no JUCAR (Juventude Carmelitana – Grupo Santa Terezinha). Temos também a presença da Ordem Terceira do Carmo através de dois irmãos de nossa comunidade que estão ligados a Ordem Terceira de Campina Grande – PB, eu e o irmão Júnior Azevedo.
Já temos 18 anos de história. E graças a Deus podemos contar com o apoio e a presença dos Frades Carmelitas da Província Carmelitana Pernambucana. Louvamos a Deus por tudo, e somos muito felizes por fazer parte dessa grande Família Carmelitana. ” Irmão Junior Francisco, OTC